quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Análise psico-pedagógica de uma nota 6.

Os processos de formação de um indivíduo na sociedade compõem a educação, a qual não é singularizada ou dirigida a um único indivíduo. A importância da educação está em sua pluralidade e riqueza de formas, em sua consolidação como aspecto auto-suficiente.
Aquele que vive é educado, ou seja, somos passivos aos processos educativos e fazemos parte daqueles que educam as próximas gerações. A educação, como palavra que descreve os tantos processos que ocorrem na sociedade, também sofre processos educativos enquanto educa, forma. Sua não-singularidade, de inúmeros modos sensíveis e automutáveis, denota sua irresistibilidade.
Logo, a importância da educação está no fato de ser formada pelas necessidades, medos e idéias da sociedade. Sua capacidade de “viajar” pelos momentos históricos “assumindo papéis” novos, reversos e óbvios aponta-a como componente imprescindível na civilização humana. (dante.)

2 comentários:

JFGama disse...

fiquei procurando um juízo de valor... tipo... "pro inferno com essa pedagogia fascista".... aheuhuae haue

---pedagogia: processo de fotocópia---

Nadie disse...

oh, gama! manéra, que aí depende da pedagogia: o aprendizado pode muito bem dar-se na vazão de um devir... Na verdade, o processo de aprendizado em si é a produção de um mapa, é uma re-territorialização do sujeito, e o aprendizado a partir do sensório é uma linha de fuga, tem que ser...
ou não tenho lido direito o Deleus.